quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ride to the Metal land - part. 3

Às 7hs. da manhã aquela barraca já estava insuportável de quente. O jeito é pular fora e ir tomar um banhinho, que valeu só no diminutivo mesmo, mas deu pra tirar a nhaca. Lanche, um pouco de conversa e estava na hora do metal! Sem dúvida este era o dia que mais prometia, era um show melhor que o outro.

Chegamos à área do festival e já estava tocando a segunda banda: Mortal Sin. Até que era um som legal, mas era a hora para aproveitar e
dar um pulo nas lojas, Metal Market, etc. Pra mim, nada de mto interessante, e depois vamos ao Wet Stage para um pouco de "lab hearing". Assistimos às bandas da Alemanha, Itália e Lituânia, essa última realmente tinha um som bem legal e foi muito elogiada. Encontramos mais um pessoal e vamos ver o Ensiferum. Banda surpreendente, um viking metal bem legal e um show muito bom! Detalhe para a tecladista competentíssima e todos os homens da banda com saias com a bandeira da Finlândia desenhada....

Bom, a esta altura do campeonato já estava chovendo, e no palco principal iria começar a primeira das bandas que eu mais queria ver: Kamelot! É bem verdade que o vocalista parece um pouco o Zezé di Camargo cantando, mas a banda executa mto bem todas as músicas. Depois da primeira que eu acho que era "Rule the World" vem a que eu mais esperava "When the Lights Are Down"! Pra variar, só dava eu cantando...hehe. O show continuou mto bom, destaque para a backing vocal da banda e a presença de Simone Simons em "The Hauting". Primeiro lugar pro Kamelot no quesito show mais belo :). Eles fecharam o show com uma execução primorosa de "March of Mephisto" com a participação de um brother com mó cabelão...ñ sei quem é......

Depois deles, os próximos a pisar neste palco seriam ninguém menos que os homens do gelo do Sonata Arctica e seu "metal gelinho", então era hora do rango. Nem sei bem pq, mas me separei do Chicão, e decidi assistir ao show do Sonata mais à frente. Final do Soilwork e vamos a eles. Lá na frente o pessoal canta um pouquinho, o que foi legal. Por outro lado, o pessoal lá tem muito o costume de ficar passando por cima do público sendo carregado, e definitivamente isso atrapalha bastante de assistir ao show. O curioso disso é que já havíamos reparado como o público alemão é notoriamente mais sossegado, e é interessante como todo mundo entra nessa brincadeira e sempre protege quem está por cima. É uma lição de respeito mto interessante. Voltando ao Sonata, eles fizeram um show mto bom, produção excelente pra variar, umas pirotecnias pra dar a graça (no Kamelot tbm teve), mas o mais legal foi reservado para o setlist: Replica (chupa essa Long)! Por essa eu não esperava.....e eu já estava acostumado com a alemãozada me olhando porque eu tô cantando, então manda bronca! :). Como sempre o Sonata é um desfile de clássicos e uma música melhor que a outra.

Bom, depois deles, mais uma boa descansada, um lanchinho e eu bem que tentei, mas acabei indo ver o Chidren of Bodom bem de longe sentadão. Eu já estava bem cansado e, enfim, mais tarde tinha o Avantasia e eu não queria estar quebrado. Alex Laiho é um grande frontman e o Children é uma banda mto competente. Show rédibenzi sem dúvida! Depois, nem lembro como eu reencontro o Chicão, e vemos no telão uma orquestra se arrumando. Na hora pensei: caralho! o Avantasia vai tocar com uma orquestra?! Infelizmente, não era pra tanto :(....era o Corvus Corax uma verdadeira orquestra de "heavy classic"...hehe. Música clássica em pleno WOA, quem imaginaria! Foi um show mto legal, com mtos efeitos e um viés dramaturgico bem interessante.

E já tava na horas da grande atração: Avantasia! No palco o que d
ava pra ver era uma infinidade de refletores para as luzes do show, ele prometia! Começaram com "Twisted Mind" como era de se esperar, e um Tobias alucinado pula que nem louco no palco! Depois dela, "The Scarecrow"....juro que com aquele som a música estava sensacional! Aí, surge no palco ninguém menos que Jorn Lande (com quem eu já havia tirado uma foto no dia anterior). Nessa hora, Chicão já estava doido esperando o cara cantar! Então, ele prepara o gogó, posta o microfone e......nada! No palco podíamos ver um Jorn se esganiçando, mas não conseguíamos ouvir nada da voz dele. NADA! Quem já me viu puto da vida deve saber como eu fiquei na hora. O pior é que a banda devia estar com retorno, pq eles não perceberam, e foram, se não me engano, 3 músicas de Jorn Lande cantando só pra banda! TRÊS! O pior é que ele tentou conversar com o público e claro ninguém respondeu....coitado, pensou que o público não gostava mto dele.

Pelo menos pudemos ouvir um pouco de Jorn, pq finalmente consertaram o negócio. Mas, sem a menor dúvida, o show já estava prejudicado. Claro, em todo o resto (do tempo) o show foi bem legal. Mesmo com mais algumas falhinhas nos microfones e uma confusão em "Sign of the Cross" devido à presença de Rudolf Schenker, que certamente não tinha ensaiado com eles, mas o show foi bem legal. Ajudado pela presença de Bob Catley que deu um tom diferente em algumas músicas, e apesar do setlist igualzinho ao do Brasil. Enfim, eu estava em Wacken e, querendo ou não, era um showzaço com uma puta produção!

Depois disso tudo ainda tinha os noruegueses do Gorgoroth. Que, com efeito, fizeram um verdadeiro inferno no palco, tanto no visual como no som. Bom, é pra quem gosta, mas foi curioso. De qquer maneira, decidimos ir dormir antes do fim do show, e chegando ao acampamento minha barraca está semi-derrubada...que ótimo! Levantamos-na e eu vou dormir ao som de Gorgoroth e morrendo de medo da barraca cair. Não é a melhor maneira de dormir mas, enfim, tá no inferno, abraça o capeta! Dia seguinte, o melhor ainda estava por vir....

2 comentários:

Déia Devi disse...

o Jorn vai tocar aqui, vc viu?

Marcelo Francesco disse...

Nem queria ouvir Réplica mesmo (Cuzão!!!!)

já pensou se o Kiske faz participação especial em 3 músicas... e sem microfone? hahahaha seria tragicômico...

As roupas do Gorgoroth estavam estilosas? digno da grife? hahaha