quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ride to the Metal Land - part. 1

Aos que não sabem nesta última semana de julho e início de agosto fui à Alemanha com destino ao Wacken Open Air, festival de heavy metal que acontece anualmente na cidade de Wacken, que fica no norte do país.

Após atraso de uma hora no vôo para Lisboa (o que é até pouco) levantamos vôo para uma viagem de 9 horas às 18hs do dia 28/07 (horário de Brasília) na classe econômica...dá-
lhe aperto!! Chegamos ao aeroporto de Lisboa e uma fila imensa para fazer a entrada no país, e como já tinhamos nos atrasado, quase perdemos o vôo para Hamburgo. Começamos bem na Europa, porque além de ficar um tempo na fila nós a furamos, já que pedimos para nos adiantarem senão perderíamos nosso vôo....brasileiro é foda....hehe

Tudo certo, pegamos um avião bem menor com destino a Hamburgo. Algumas "barbeiragens" do comandante Miguel que deixaram alguns com o c** na mão e eu com o estômago revirando, mas no final das contas, tdo bem. Busão básico para o hotel, banhão e tínhamos o resto d
a terça-feira e a quarta livres na segunda maior cidade da Alemanha. O que fazer então? Andar!

Eu e meu colega Francisco saímos para um rolê na cidade (e dá-lhe rolê). E o que nós vimos foi uma cidade planejada. Com oferta de transporte público para todo o lado e aparentemente com um ótimo equilíbrio entre todas as alternativas: ônibus, metrô e trem. Porém o mais legal é o valor que é dado às bicicletas. TODAS as ruas têm ciclovia, e "ai" de quem fica andando nelas. Toma buzinada e é capaz de levar um encontrão e um belo de um xingo (em alemão, claro!). Além das ciclovias têm sinalização especifica e chegamos a ver até túnel próprio! O curioso é que falando assim parece que eles não têm carros, mas o que vimos foi um desfile de Mercedes, BMW, e todo carrão que imaginar, muitos conversíveis e o mais curioso, ficam estacionados na rua!

Nada de prédios com porteiros e "condomínios cidade", todos es
peram o sinal para atravessar e todos os carros tbm sempre esperam o pedestre finalizar a travessia para seguir. Isso tudo não significa que a cidade é uma maravilha, mendigos e pixações têm em alguns lugares, apesar de em bem menor quantidade que aqui em São Paulo.

O destaque da cidade sem dúvida são as igrejas. Na falta de prédios arranha-céu no estilo Av. Paulista quem toma o espaço são as imensas torres das várias igrejas da cidade. E quando eu digo imensa não é hipérbole, elas são imensas mesmo. Pudemos até subir na torre da igreja de St. Nikolai, a uma altura de 75m. Dá uma visão panorâmica excelente da cidade. Devemos ter andado mais de 15km. e certamente vimos mais de 5 igrejas. Os rios são outra beleza, já que vários pequenos afluentes do Elba cortam a cidade, com destaque para o próprio e o porto, além de um grande lago que têm em frente a praça central com a prefeitura da cidade. Tudo com muito verde, esculturas e construções no estilo antigo.

À noite a cidade continua muito bonita, com áreas bem iluminadas e apinhadas de gente. Mesmo em dias de semana os barzinhos ficam cheios em qualquer lugar que se vá. Com suas 2 horas de horário de verão, o sol só se põe por volta das 22hs., e os alemães apŕoveitam seu verão até o fim. Naturalmente regado a muita cerveja, que ao nosso gosto é bem quente, e as famosas salsichas e linguiças.

Se vc for para lá, não deixe de tomar uma cerveja em alguns dos bares à beira do rio, que além de ser com um tempo muito agradável e um visual muito bonito, é uma boa oportunidade de ver muita gente e até de trocar uma idéia com alguém. E se quiser fazer isso, basta fazer menção ao futebol. Se tem uma paixão do povo de Hamburgo é o futebol e seu clube o St. Pauli, clube da 2a. divisão, mas dizer que o futebol brasileiro é melhor que o alemão pode deixá-los furiosos!
Sem dúvida Hamburgo além de ser muito bonita, é uma cidade que dá certo em muitos aspectos. O povo é em geral solidário e atencioso, e as mulheres, bem, essas não deixam nada a desejar a nenhum lugar que já estive. Sem dúvida foram dois dias bem legais e suficientes para conhecer muita coisa dessa cidade que tem belezas e curiosidades de sobra. Mas o que realmente importava ainda estava por vir...the Holy Metal Land nos aguardava!!!

3 comentários:

Déia Devi disse...

Invejinhaaaaa!
Mais fotos! Fotos!
Já te falei que te nomeei o meu consultor de viagem? hehe
Muito foda!

Felipe Francesco disse...

Então, pior é que eu fui eleito por muitos como o pior fotógrafo de todos os tempos, então minhas fotos não são lá grande coisa....aliás são bem ruinzinhas, mas quem sabe aos poucos eu vou botando aí...

Déia Devi disse...

Quem sabe não! Você vai colocar!!!
Eu sei onde você mora! Posso fazer terrorismo! :P