sábado, 14 de junho de 2008

[The best albums] - 1o. Avantasia - part I

O que aconteceria se fizessem um time com Pelé, Maradona, Puskas, Gordon Banks, DiStefano, Garrincha, Zico, etc? É difícil não achar que seria uma goleada atrás da outra! Pois é, goleada é pouco pra descrever os resultados desse projeto de Tobias Sammet. Esse trabalho é um dos poucos que têm o direito de afirmar-se épico!

E não são só as estrelas que fazem esse álbum ser tão bom. Até porque, nesse quesito Arjen Lucassen foi até mais longe com seu Universal Migrator do Ayreon. O fato é que além de reunir cantores e músicos de ponta, Tobias pôs em prática um projeto músico-filosófico que une o que tem de mais legítimo ao se produzir uma obra de arte. Pode até ser que hj o próprio não considere tão bom assim o que ele mesmo fez, ou que não tenha as mesmas motivações filosóficas que o levaram a este trabalho. Porém, essa "gana" que na época ele tinha pelo sua própria obra, sem dúvida se refletiu em composições que marcaram época e ficaram registradas como modelos do metal melódico, quase que de certa forma encerrando um ciclo dessa forma de fazer música (de certa forma, esse modelo à la Helloween minguou um pouco, curiosamente após os Avantasias).

Após pressionar o
play, Prelude inicia apresentando uma das melodias mais marcantes da cena metálica. É a melodia de Reach Out for the Light, que entra rasgando com uma guitarra em solo magistral, provavelmente de Henjo Richter. Depois em ritmo forte Tobias entra cantando até o bridge em coro. Aí, no refrão muda a voz e quem entra em cena é Michael Kiske. Cara, que incrível! Um dos melhores trechos de Kiske, que combina agressividade e leveza em um refrão de tom altíssimo e ao mesmo tempo soft. Essa música é um fenômeno, reconhecido pelo próprio Tobias atualmente.

Depois, em
Serpents in the Paradise, David DeFels e Sammet fazem um dueto de tirar o fôlego. Uma visão interessantíssima de Sammet, através da discussão de dois personagens centrais da história. A bateria é destaque nas mãos de Alex Holzwarth. Malleus Maleficarum é só pra dar um clima para Breaking Away que é uma música bem legal com um refrão que fica na cabeça. Apesar disso, é a "piorzinha" do álbum. Em Farewell, Gabriel (Tobias Sammet) diz adeus a sua irmã (Sharon den Adel), mais um dueto excelente e um refrão em coro que dá vontade de não parar de cantar. Uma balada de respeito como muito poucas. Então, o bicho pega em Glory of Rome em que Rob Rock, Oliver Hartmann e Ralf Zdiarstek tomam lugar para apresentar os personagens da "oposição". Ritmo alucinante, alternância perfeita e um refrão muito legal. É metal na veia com esses vocalista com um estilo mais tradicional.

In Nomini Patris introduz a faixa-título: Avantasia! Eu não sei de onde Tobias tirou a introdução dessa música que não parece com nada. Só sei que é muito bom. Música que carrega a expressa a descoberta do personagem com maestria. Um dueto sensacional de Tobias e Kiske, que entra na hora certíssima. E o refrão? Não tem como não dizer que é um dos mais marcantes e reconhecidos do metal moderno. Sem dúvida essa é uma canção que vai imortalizar Tobias Sammet por muito tempo. A New Dimension é mais uma introdução que sintetiza bem o sentimento do protagonista neste ato. Então, André Mattos (ou simplesmente Dedé) surge cantando em Inside. E quem faz o dueto com ele dessa vez? Ninguém menos que Kai Hansen. Ótimas escolhas para seus personagens, um elfo e um anão respectivamente, que apresentam a Gabriel o novo mundo em que ele acaba de entrar. É talvez mais uma balada que é quase uma capela. Uma graaande música, com muito bom-senso na escolha dos cantores, melodia muito legal e um ritmo mais que adequado ao momento.

Após a calmaria de
Inside o bicho pega com Sign of The Cross. Os teclados (a cargo do próprio Tobias) são um show a parte, em uma música com uma participação primorosa de Oliver Hartmann. Um bridge que é um grande slow down com Mr. Dedé e mais um refrão para os anais da história em um coro que é pra cantar todas as vezes com as mãos para o ar. Então, novamente os teclados dão o tom para The Tower. Puta que pariu e que começo! Nessa música quase todos participam principalmente no coro "Hallelujah!". Grandes participações (principalmente de M. Kiske) e mais um refrão sensacional. Eu não me canso de ouvir e me surpreender com essa canção que acaba (na versão original) esse álbum com maestria.

Pois é. É muito difícil resumir em palavras músicas tão boas e tão marcantes como as que Tobias trouxe neste trabalho. Praticamente todas teriam potencial a ser clássico em qualquer álbum de qualquer banda. É uma síntese (completa em termos qualitativos) de tudo o que o metal melódico tem em termos de arranjos, harmonia, estilos de canto, solos, etc. Uma crítica? A capa é meio estranha, e só. De resto, é o melhor, do melhor pelos melhores.


Avantasia!


PS: A data em que escrevi este texto não é a toa. Exatamento 8 dias antes da primeira, e muito provavelmente única, apresentação do Avantasia em São Paulo. Sem dúvida, há de ser um dia histórico!

PS2: O Avantasia part II ainda reservava mais uma música épica. A primeira, The Seven Angels merece ser lembrada, porque sem dúvida é mais um grande fenômeno que Tobias fez sob o nome de Avantasia. O resto é bem legal, mas não chega nem perto da genialidade das músicas aqui descritas e dessa que com efeito pode ser considerada uma das melhores (se não, a melhor) músicas que já ouvi na vida.


PS3; É isso, chega! Quem sabe depois eu falo dos dez piores? hehehe...

Um comentário:

Marcelo Francesco disse...

Faltou comentar aki..

ACERTEIIIIII UHAuhauhaUHA mané =P

como assim só The Seven Angels do parte 2?? e Final Sacrifice e Chalice of Agony???

Ahhhh... faltou uma menção honrosa a The Final Sacrifice, que não faz parte do parte 1... mas ta no CD lançado no BR... então conta... e é foda dimais...


Os piores?? do metal??? difícillll ou faz mta pesquisa.. ou fala só dos piores q conhecemos, e ae é mancada...
Tem q entrar Tropa de Shock! nos piores,... uhauhauha