terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ride to the Metal land - part. 2

Essa viagem me serviu para uma série de coisas, e uma delas foi para perceber que eu não sou um "headbanger" (ou metalhead) por completo. Isso vale um outro post, mas de qualquer maneira, eu pude perceber como o heavy metal é uma paixão (mais que legítima) em muita gente, e como a cultura que envolve a música é importante. Eu, de certa forma, me empatizo bastante com a cultura e, claro, uma parte da música. Mas, sem dúvida, eu não sou um grande fã nem do som, sem levar em conta sub-gêneros ou bandas específicas, ou mesmo do estilo (de vestir, etc).

Anyway, Wacken, pelo menos no período d
o festival, é uma cidade inteira que encarna essa cultura e adota centenas de metalheads de todo o mundo. Desde boas-vindas na entrada, placas indicativas "contextualizadas" ao comércio com chamadas no estilo, a cidade se veste do espírito do festival e entra na brincadeira.

Chegamos na manhã de sexta-feira à cidade, probleminhas com o ônibus e a bagagem e tdo bem. Vamos ao acampamento, acha um canto e monta a barraca! Eu já esperava que essa não fosse uma tarefa mto simples, mas até que foi mais sussa do que eu pensei. Barraca montada, é hora de começar a metaleiragem!

Após dar uma olhada no ambiente do "solo sagrado" vamos ao Wet Stage, que não tinha esse nome à toa já que o chão era todo de cerrado e uma lama que parecia de um curral. Bom, vamos lá assistir ao Threat, vencedora do metal battle (concurso de bandas que teve sua fase final no festival), que havia viajado conosco. Foi um show legal, apesar das críticas ao estilo ser meio "new metal". Eu, não vejo problema, acho até legal um som meio diferente.

Bom, nessa encontramos nossa amiga Helena que nos guiou para uma volta pela cidade....e que volta! Foi então que pudemos ver todo o espírito que tomou a cidade. Cidade que por sinal é um barato. Só casinhas com telhado em V, frentes bonitinhas com flores e tudo o mais. Só vi uma igreja (e acho que é a única), e acho que andamos praticamente por toda a área urbana da cidade. Uma cerveja em uma cervejaria bem estilosa e va
mos para o que interessa: Iron Maiden! E é hora de falar da produção dos shows. Sem dúvida a melhor que eu já vi na vida disparado! Um telão que parece DVD (sem brincadeira) e uma produção de palco digna do U2. Isso fruto tbm dos dois palcos, que possibilitavam um intervalo entre bandas de 15 minutos. É metal na cabeça sem parar!

Bom, voltando ao Iron Maiden, na hora que foi começar o show aquele negócio encheu pra cacete, era gente saindo pelo ladrão. E aí, em meio a este monte de gente, aquela apreensão de começo de show e eu esperando que quando o show começasse o lugar ia virar uma loucura com todo mundo cantando. E qual a minha surpresa que aos primeiros versos de Aces High só dava eu e o Chicão cantando!? Ninguém canta, é impressionante! Um puta público doido pra ver a banda, e o show começa e fica todo mundo quieto!? Bom, eu me acostumaria com isso. O resto do show do Iron foi conforme o esperado, o mesmo setlist do Brasil com a mesma competência que já sabemos como é. Sem dúvida uma produção sensacional e um show impecável, apesar de burocrático.

Bom, fim do Iron, hora de descansar, certo? Nem tanto, dormir na barraca lá não é lá mto descanso, mas enfim, eu não podia me cansar mto. Afinal de contas, ainda tinham mais dois dias de festival...

5 comentários:

Déia Devi disse...

caraca! eu sabia que era uma lama só pelas fotos dos outros anos, mas não esperava que fosse um curral! heheh Como é que você fez pra entrar na barraca enlameado? :P
Achei foda que na foto do mapa tem um MM - Metal Market! A galera veste mesmo!
E que o público lá é quieto eu esperava, mas não tanto! No Wacken ainda! O pessoal ficava olhando vc cantando com cara feia é?
hehehe
mais! mais! mais! quero ver mais!

Déia Devi disse...

ah! vou divulgar seu blog em meio aos metalheads blz?
bjocas!

Felipe Francesco disse...

Pior que não ficavm olhando de cara feia não, o pessoal achava estranho mas até que gostava, teve um tio que até cumprimentou a gente por isso.

Pode divulgar o blog, aí eu vou poder dizer...morram de inveja!!!hahaha..

Déia Devi disse...

nossa... um amigo meu foi e disse que várias pessoas tiraram fotos dele pq ele era brasileiro! hauihaui
mas cumprimentar por cantar? que doidera!
e já estamos morrendo de inveja, não precisa nem dizer! hauiahuiah

Yogue Alencar disse...

Pensar que seria difícil montar uma barraca... puta merda, frase de total nerd!!

Precisou ir ao Wacken pra saber que não é um Headbanger!? isso não era algo implícito era??... kill yourself please!!