terça-feira, 6 de maio de 2008

[The best albums] - 4º Temple of Shadows (Angra)

Colocar esse álbum em 4º lugar?? Sem dúvida, essa foi uma decisão muito difícil. Não porque devesse estar mais atrás, aliás pelo contrário, deveria estar mais à frente!! Por um bom tempo achei que seria o primeiro...

Poucos de bom-senso duvidam da qualidade musical dessa banda, que demonstrou desde cedo que tinha músicos e compositores diferenciados. E não somente pela fórmula "música brasileira + heavy metal", mas pela forma como fazem música, que demonstrou que era sim possível fazer um heavy metal muito bom tecnicamente, empolgante e que tivesse influências de música erudita e nacional.

Em 2004, após o estrondoso sucesso de Rebirth (2001) a nova formação não precisava provar nada pra ninguém. Com experiência e vontade de sobra estava tudo preparado para um grande trabalho. Una-se a isso a vontade de nosso amigo Rafael Bittencourt em empreender sua cruzada filosófica. O resultado é um álbum conceitual repleto de tudo o que o heavy metal é capaz de produzir de melhor.

Lembro-me que minha primeira audição foi imediatamente após receber o CD das mãos de Chico Bruce. Deus le volt entrou sorrateira e misteriosa, relutante em revelar o que viria a seguir. Às primeiras notas de Spread Your Fire eu estava certo de que estava diante de um clássico. O ritmo convulsivo, as guitarras em êxtase e o vocal agressivo de Edu em uma produção detalhista dão o tom. Um refrão inspiradíssimo em que o frontman e um coral duelam em uma melodia fantástica.

Angels and Demons vem com um ritmo diferente, guitarras e bateria bem sincronizados. A canção mantém o pique e abre-alas para Waiting Silence. Eu sinceramente não consigo qualificar essa música em palavras. Um início emocionante e poderoso, as guitarras definitivamente dão um show nessa música, que tem um refrão muito harmonioso e um bridge marcante. É emocionante do começo ao fim, se não é a melhor música que conheço, sem dúvida é uma delas...

A música de trabalho Wishing Well vem pra quebrar o ritmo. É uma boa balada, bem escrita e cantada por Edu. The temple of hate, apesar de ser a preferida pela maioria dos fãs, é só legalzinha pra mim. The Shadow Hunter tem a cara de um clássico. Com todo seu estilo progressivo, os vocais supreendentes de Edu, que explora as extremidades de sua tecitura vocal, sem dúvida é uma música épica, que explora vários ritmos musicais.

No Pain for the Dead é só uma boa balada com a também boa participação de Sabine Edelsbacher em um dueto muito legal com Falaschi. Winds of Destination tem a participação de ninguém menos que Hansi Kursch, que é o cara! E tem uma das estrofes mais legais que já vi no final. Simplesmente demais, música longa e magnífica com um final também emocionante.

Sprouts of Time é mais uma daquelas com muita influência de música brasileira, não chega a se destacar. Morning Star é bem legal, com um trabalho de percussão muito bem feito e várias influências musicais, e acaba bem legal tbm.

E quando já estamos mais do que satisfeitos com músicas e participações, o Angra apresenta Late Redemption. Um dueto em inglês, cantado por Eduardo Falaschi e português cantado por ninguém menos que Milton Nascimento. Sensacional!! É de se pensar, "de onde que os caras tiraram isso?". Como se não bastasse, é uma das músicas mais tr00l feeling que eu conheço. Uma das reflexões mais legítimas sobre vida e morte que já ouvi.

Gate XIII é o resumo final, que apresenta trechos de todas as melodias com arranjo de música clássica. Após a morte do protagonista na música anterior creio que Bittencourt usou esta instrumental pra demonstrar sua crença no ciclo da vida e como nada acaba, só recomeça. Reencarnação?? Pode ser, cada um vê como acha melhor. Talvez depois eu fale mais só sobre esse lado mais filosófico.

Eu disse que as resenhas seriam curtas né? Pois é, mas não dá. Esse álbum está gravado na história do metal e da música em geral. É uma obra-prima, pra colocar moldura, um vidro inquebrável e deixar na parede para o resto da vida e não esquecer jamais. Obrigado Angra!

Clássico!! Clássico!! Clássico!! Waiting Silence

"Old leaves will be falling
Old trees will remain
Whilrwind carries you away
For tomorrow be the same"
(Winds of Destination)

Um comentário:

Marcelo Francesco disse...

Euuuuuuuuuuuuuuu vou contando os diasssssssssss e jáááááá, já não tenho medoooo, eu lhe peço, eu lhe imploro, quando a minha hora chegar, meu descansoooo minha pazzzzzzzzzzzz

Essa música valeria um CD inteiro!!! e tem outras fodas.... XD