Aquele que me conhece bem ou talvez um pouco mais atento talvez possa ter percebido que no post anterior eu não manifestei minha total opinião. Aliás foge bem disso, foi na verdade uma provocaçãozinha pra alguém muito especial (Mari espero q vc me perdoe). De qquer maneira, e apesar disto, não era algo pessoal, apesar de parecer, era somente uma reflexão um tanto quanto (ou um bocado) reducionista.
Minha opinião completa, real e sintética é que sem dúvida a aliança tem mto valor além do compromisso em si. É uma forma de simbolizar a união, de levar um pouco de si com o outro, de demonstrar pra si e publicamente que vc tem um vínculo e alguém mto especial contigo. Hj, naturalmente, com a aliança no meu dedo, essa opinião faz mto mais sentido, não?
Mas o importante é que, em discussões relacionadas ao tema percebi que há uma inconsistência semântica. O que significa o compromisso? Pra efeito prático vou manter o mesmo contexto: namoro. Qual é o compromisso da aliança ? O que é estabelecido? De fato eu iniciei o post anterior perguntando quando os compromissos são estabelecidos, mas eu acho que deveria ter questionado é o que ele é de fato.
Well, essa é a hora de consultar o PDB: Veja que curioso o significado para o substantivo compromisso no Houaiss: "obrigação mais ou menos solene assumida por uma ou diversas pessoas; comprometimento ". Mais ou menos solene? Whatahell!!?? Eu não esperava isso em um dicionário...Tem dois significados pra termo jurídico, vamos do menorzinho: "qualquer combinação, ajuste, acordo, convenção, tratado; obrigação, promessa formal". Tá, encerrado o alinhamento via PDB, vê-se que não ajuda mto. Conversando com mais duas pessoas vi que nós três (eu e elas) tínhamos um conceito diferente de qual era o compromisso estabelecido em um namoro. Vamos listar as 3 interpretações:
1 - O que eu mencionei no post versava unicamente sobre o compromisso de fidelidade, ou seja, não ter nenhum tipo de relação amorosa ou de valor equivalente com outra pessoa enquanto o compromisso estabelecido manter-se.
2 - Um outro dizia que o compromisso estabelece que o vínculo (namoro) não pode ser quebrado por motivos fúteis. Ou seja, ao estabelecer-se o compromisso define-se que este só será quebrado por motivos que o valham e as partes estabelecem que farão um esforço significativo para manter o vínculo. Demonstram que há um interesse real na manutenção do relacionamento.
3 - O compromisso estabelece que as partes se responsabilizam por estabelecer uma relação de relativa dependência. Ou seja, definem que a partir de então o outro passa a ter valor significativo e, portanto, devem justificativa de seus atos e do que acontece em suas vidas.
Bom, minha formalização do negócio deve fazer mta gente ficar de cabelo em pé :). Covenhamos que a minha interpretação, pelo menos, é a única objetiva. As outras duas são, inevitavelmente, subjetivas e certamente não serviriam para um contexto jurídico. Por sorte, não é o caso e certamente, ainda mais nesses assuntos, o buraco é mais embaixo.
Eu concluo talvez o q seja óbvio. Um compromisso amoroso não é formal nem objetivo. Estabelece naturalmente que duas pessoas se amam e tem interesse em ficar próximas, sem estabelecer um fator temporal definido. Além de simbolizar isso para si e para todos. E desse interesse surge implicitamente um compromisso.
É um passo a mais em um relacionamento. Talvez possa se dizer que seja um compromisso de seriedade, respeito e amor com o outro. Mas, mto além da formalidade do compromisso, vem a demonstração de que há um vínculo estabelecido e um desejo contínuo e constante de estar ao lado de quem porta a outra "ponta do laço". É inevitável que hajam diferentes interpretações do que isso possa significar, porém podemos dizer que as três interpretações acima se encaixem nisto. E, afinal de contas, nada melhor do que eleger o foro do bom e velho bom senso para decidir sobre os desentendimentos, não? Que assim seja!
That's all folks!
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Provocaçãozinha?1 Ok, hehehe! Claro que perdôo meu amor, afinal, foi válido.
Engraçado vc comentar que a sua opinião é a única "objetiva", e logo depois afirma que "Um compromisso amoroso não é formal nem objetivo." Meu bem, se o compromisso é feito de um casal cada qual com a sua vivência, como vc teria a pretensão de dizer que o seu é o "objetivo?" Até o termo de fidelidade pode ter seus pontos subjetivos, que são diferentes para cada pessoa. Bem, é essa minha opinião! Adorei a visita ao nosso blog! Bjus mil! E escreva mais, é sempre bom ler o que você escreve.
Conforme minha querida amiga Marie já tinha avisado (heheheh) tem um meme pra vc responder, lááá no Divã!
Bjus!
Gostei do texto,concordo que a aliança significa algo especial
onde estão os outros posts?
Mistério...
Postar um comentário