quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Meme - Onde ir no Ipiranga

Há um bom tempo o blog do Divã Rosa Choque me "amaldiçoou" com o meme abaixo. A vida tem estado difícil e ñ tive mto tempo e inspiração para cumprir meu compromisso. Como não sou homem de fugir da raia, hj cumpri-lo-ei! O desafio:

Passar para 05 pessoas e conhecer 05 novas cidades. É necessário que cada um dê sua opinião, não tem graça copiar e colar os textos, pelo menos alguma coisa tem que ser da sua autoria. Pois queremos ver a cidade pelos olhos de um morador. Ok? Mãos à obra?

Muito bem, hoje este blog irá levá-lo às margens plácidas! Minha terra natal por adoção, o Ipiranga é só um bairro, mas tem importância e tamanho de metrópole! Incrustada na parte sudeste da cidade de São Paulo, o bairro é história pura a menos de meia-hora do centro da cidade.

1. O primeiro lugar obviamente é o Museu do Ipiranga! Que além de ser "meu quintal" e mto histórico é um lugar com um visual pra lá de bonito! No museu vc encontra tudo sobre a história da declaração da Independência, todo em estilo clássico o prédio é um show à parte tanto por fora como de dentro. Além dele ainda tem os famosos jardins franceses, o monumento à independência, a (pequena) casa de D. Pedro e por fim todos os domingos na rua dos Patriotas, que separa o museu do monumento, tem a feira de artesanato com a melhor tapióca da cidade. Um lugar mto bom pra quem quer cultura ou somente parar e refletir. Vale a pena!



2. A estação de metrô Alto do Ipiranga é a realização de um sonho antigo dos ipiranguistas! E ele veio e o melhor de tudo, com a melhor construção dentre todas as estações! Em formato circular, o legal é que a construção é toda de vidro, então de dia a iluminação natural dá um cenário bem legal. Além disso, na longa descida até a plataforma vários documentos e painéis sobre a história do bairro são um ótimo convite para turistas e transeuntes sem pressa.

3. Quem me conhece sabe que sou amante de igrejas. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida na rua Labatut é uma das melhores que já fui e claro, é no bom e velho Ipiranga. Tradicionalíssima, tenho estado meio longe dos eventos, mas as festas juninas costumavam levar um bocado de gente, tinha palco e tudo! Mas o legal mesmo é o cenário interno, com os conhecidos vitrais e tdo o mais. Além disso, a torre da igreja é visível de qualquer lugar e é um marco de localização no bairro.





4. O Centro Universitário Assunção, ou UNIFAI para os mais chegados é muito mais que uma faculdade! E não é só porque é a faculdade onde me formei, mas é que o lugar é legal mesmo. Todo o complexo é tombado pelo patrimônio histórico e inclui a igreja imaculada conceição, com vitrais em azul que são mto legais durante o dia. O prédio da faculdade que é antigo e mto interessante pra quem gosta de arquitetura clássica, além da biblioteca de teologia, que é o "quartel general" do arcebispado de São Paulo e tem mta coisa legal lá (que provavelmente vc ñ vai poder ver).

5. O SESC Ipiranga é mais uma ótima opção quando o interesse é de calmaria ou cultura. Com espaço para leitura, também é um ótimo lugar para se jogar RPG :). Uma das festas juninas mais famosas da região, tem vários shows, peças teatrais e eventos culturais de todo tipo. Dá até pra acessar a internet e coisas do tipo, então se está por aqui e não tem o que fazer, dá um pulo lá!
Eu poderia citar uma série de outros lugares, só prédios tombados pelo patrimônio histórico tem um monte. Então, inevitavelmente, o melhor do Ipiranga são as ruas! Nada melhor que uma volta pelas ruas desse bairro que respira história, inspira paixões e carrega centenas de milhares de orgulhosos do lugar que vivem! :) É isso aí. Não vou amaldiçoar ninguém porque não sou tão popular assim e sequer conheço 5 pessoas para tal. Então, se vc é blogueiro e por azar veio parar aqui, considere-se amaldiçoado!!

Um comentário:

Má, Mari, Maricota! disse...

Eu acho que só fui à estação do Ipiranga... de resto, vi só por cima o museu do Ipiranga, e ainda por cima, nunca conheci a famigerada tapioca, que ando morrendo de vontade de comer... ah, e eu já mencionei que adoro feirinhas de artesanato? Acho roots, mto legal! Hehehe

Bjus meu bem!

Ps: Vc gostaria de ser o meu guia?