quinta-feira, 3 de abril de 2008

[The best albums] - 8º King of nordic Twilight (Luca Turilli)

Geralmente os músicos se embrenham em projetos paralelos para poderem fazer aquilo que não conseguem em suas bandas originais, tentar novos estilos, novas sonoridades, etc.....bem, parece que este não é o caso. E não sou só eu que acho isso.

E também não era pra menos. Em 1999, após o lançamento de dois álbuns clássicos -Legendary Tales e Symphony of Enchanted Lands- Luca Turilli estava no ápice de sua criatividade e resolveu se antecipar. Acertou em cheio, pois com essa obra, Turilli reforçou um estilo em que o Rhapsody ainda era o único representante significativo.


Independente de toda mística, exageros visuais de Turilli e sua turma, e mesmo não renovando o estilo do Rhapsody, o álbum consegue ser peculiar e mais do que isso, muito bom!

Com uma introdução digna de hollywoodianos,
Black Dragon e Legend of Steel apresentam um Turilli com sons de influência mais nórdica e com o estilo medieval mais presente (por incrível que pareça). Destaque para Olaf Hayer que detona nessas primeiras músicas. Lord of Winter Snow e Ancient Forest of Elves são as mais clássicas do álbum, separadas pela única chatinha do álbum Princess Aurora (que mostra que o estilão a la Village of Dwarves está lá). Com grandes linhas de teclado e guitarra essas duas músicas são os maiores destaques.

Throne of Ice
é só mais uma introdução pra lá de épica, precedendo Where Heroes Lie e Warriors Pride que mantêm o ótimo nível do álbum, especialmente a segunda que é uma balada como poucas. Elas abrem-alas para (na minha opinião, claro!) um dos maiores clássicos do metal melódico. A faixa-título tem mais de 11 minutos de puro bom gosto, uma música crescente, bumbo duplo no talo, um refrão poderoso e enorme, linhas de teclado e guitarra inspirados, além dos corais e orquestrações que criam todo o clima. Definitivamente fecha o álbum com chave de ouro, até porque, se melhorar, estraga.

Eu demorei pra descobrir esse álbum e reconhecer nele essa qualidade, que eu sinceramente não esperava encontrar nele. Turilli vai muito além da ladainha melódica e da fórmula copiada, elevando o estilo a um patamar mais alto com uma obra que sem sombra de dúvidas é melhor que muitas do Rhapsody e bandas afins.


Melhor Música


Um comentário:

Marcelo Francesco disse...

Eu ainda naum descbri esse álbum =]

Por isso eu digo que prefiro o Dawn of a Victory que é o mais Fodão do Rhapsody.... e tem Fabio Lione né.... outros bagulho...

mas então... quem sabe naum "ouvo" mais esse álbum e mudo minha opinião, né? =D