quinta-feira, 20 de março de 2008

[The best albums] - 9º Loud'n'Proud (Nazareth)

Release date: 1973. Se o álbum anterior era nostálgico este então nem se diga. Que me lembre a primeira música deste álbum eu conheci aos 6 ou 7 anos em uma fita antiga do meu pai. Bom, bota antiga nisso!

E, naquela época, eu já comecei a gostar da música do Nazareth de forma diferente. Havia Rush, Queen, Black Sabbath, Deep Purple, além do próprio Nazareth e outras coisas naquelas fitas. Mas, apesar de gostar do resto, com o Nazareth o negócio foi mais sério :)

Este álbum eu vim a adquiri-lo e consequentemente a ouvi-lo inteiro somente em 1994. E a surpresa não foi muita ao descobrir que era um álbum riquíssimo, quase sem músicas ruins (exceto a última que hoje em dia até que vai).

Com músicas bem rápidas e pesadas, como Not Fakin'it (na minha opinião, uma das percursoras do speed metal), Turn on your receiver e Teenage Nervous Breakdown (ou "A sua tia está no hospital"), o álbum dá sequência à quebra de paradigma que a banda havia iniciado com seu trabalho anterior Razamanaz. O ponto alto deste trabalho sem dúvida é a versão de This Flight Tonight (a original é de Joni Mitchel). Eu nunca ouvi a original, mas essa versão quebra tudo! Uma das músicas mais geniais que já conheci.

As baladas não são abandonadas com a ótima Child in the Sun, que tem uma excelente participação de Many Charlton (guitarrista) nos vocais. O álbum é finalizado com o cover chatinho The Balad of Hollis Brown (a original é de Bob Dylan).

Apesar do excesso de versões, isso não afeta a qualidade final do trabalho, pelo contrário afinal de contas algumas delas são muito bem escolhidas. Também não tira o mérito da banda, que apesar destes, também compôs excelentes sons para este trabalho. Com qualidade e valor histórico indiscutível, esse álbum definitivamente marcou (e inspirou) o hard rock, o heavy metal, e principalmente a mim!

Melhor Música:

Um comentário:

Marcelo Francesco disse...

Long que descolou esse vídeo pra vc, num foi não??

Nazareth é foda... alias, esses dias eu ouvi Love Leads to Madness na rádio (Na Kiss, óbvio) e foi mto foda... mto bom ouvir Nazareth na radiola...

Esse álbum é melhor que o Razamanaz?? ou será q haverá um Nazareth part II no top 10?? Pq eu sei que helloween reaparecerá peeeeelo menos mais uma vez...

Só... se sua tia está no hospital... a minha tbm... bora pra lá e largar isso aki...