segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nostalgia e o passado dentro de mim

Meu pai quando está em casa só assiste ao canal TCM, que só passa seriados e filmes antigos. É curioso como ele praticamente só vive do passado e ainda o consuma constantemente. Porém, apesar de tirar um sarro, eu o entendo. A meu ver a nostalgia é um dos sentimentos mais fortes e misteriosos. Ela não é, a princípio, um sentimento bom ou ruim. É uma falta estranha, uma reconexão com um certo momento no passado que nunca vai voltar, mas que marcou bastante. É um sentir de novo sem as sensações físicas que eu tinha naquele instante do tempo. O estranho é que é um sentimento meio específico, é como se eu não sentisse a emoção do momento, e sim nostalgia, que traz um pouco, mas bem pouco, da sensação que tive na hora. Coisas estranhas e inefáveis...

Isso me veio hoje numa navegação "youtubesca" em que caí no vídeo do jogo Brasil e Argentina da Copa de 90. Um momento que eu recorrentemente me lembro nostalgicamente (e não deixo de comentar isso com qualquer infeliz ouvinte). O fato é que a lembrança dessa Copa é das mais antigas e fortes na minha mente. Cada vinheta, propaganda e imagem remetem a um flash. A imagem do Taffarell rolando e o Caniggia comemorando é simbólica (acho que é porque a imagem deve ter sido exaustivamente repetida à época). Quando eu assistia a esses jogos (aos 6 anos de idade) eu devia me sentir maravilhado com as imagens e com o jogo. O fato é que, toda essa emoção, que eu sentia na minha mente infantil, de alguma forma volta quando eu assisto novamente.

Por mais que eu queira me emocionar e envolver tanto quanto naquela época com eventos equivalentes, isso não acontece. Uma Copa, ainda que chegue perto, nunca conseguirá trazer os mesmos sentimentos à tona. Eu nunca vou, digamos, me livrar desse sentimento nostálgico deste momento e nem irei voltar para lá.

O que me resta então, é ficar assistindo a vídeos no youtube ou ao "gol, o grande momento do futebol" e coisas semelhantes. Para, assim como meu pai, voltar constantemente para este passado dentro de mim.

Argentina x Brasil - Copa de 90


Obs: Assistindo ao vídeo tenho que admitir que, apesar de tê-lo criticado muito outras vezes, o Galvão Bueno detona! É notório como o cara é bom, e o mais legal, como ele tá revoltado com o jogo. Vale a pena também assistir ao vídeo com o jogo Argentina x Camarões da mesma Copa em que ele, mais uma vez, dá um show de narração e emoção no jogo. Eu aqui, estava torcendo pra Camarões, 19 anos depois, é mole?!